PGFN regulamenta o acordo de transação

previsto na MP do Contribuinte Legal

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou a Portaria nº 11.956, de 27 de novembro de 2019, que regulamenta a resolução de conflitos entre a Administração Tributária Federal e os contribuintes com débitos junto à União — que não cometeram fraudes e que se enquadrem nas modalidades previstas na MP do Contribuinte Legal.

BENEFÍCIOS DO ACORDO

A transação pretende ainda viabilizar a manutenção da empresa e dos empregos por ela gerados, e estimular a atividade econômica e garantir recursos para as políticas públicas. Existem três modalidades de transação: por adesão, por proposta individual do contribuinte e por proposta individual da PGFN.

A cobrança do débito é suspensa enquanto perdurar o acordo. O devedor será excluído do Cadin, da Lista de Devedores, poderá voltar a obter certidão de regularidade fiscal, protestos extrajudiciais poderão ser cancelados — com devido pagamento pelo contribuinte dos emolumentos cartorários — e processos de execução fiscal serão suspensos. Esse conjunto de medidas permite ao contribuinte retomar sua atividade produtiva normalmente.

Conheça a Assessoria Completa da SeniorBS e conte com um corpo de consultores munidos de alto nível de técnico, conhecimento e experiência de mercado. Estamos prontos para lhe prover informações valiosas para tomada de decisões que irão lhe garantir prosperidade corporativa!

Somos a SeniorBS. Nós pensamos a Empresa com você!


Senior BS Informa

Cadastre-se para receba novidades, notícias, informações e diversos materiais de apoio para a área corporativa.