pro-labore


Trabalho na minha própria empresa e não tenho um salário fixo. Retiro lucros da minha empresa sem que haja uma regra. Leia este Artigo e saiba a diferença entre retirada pró-labore e distribuição de lucros.

Muitos empresários encontram dificuldades para definir suas próprias remunerações. Neste cenário muitas vezes encontra-se falta de métrica e regras para esta definição.

O empresário, que participa do Capital Social de uma empresa, tem direito ao Lucro que esta empresa gera, isto é, valor correspondente ao faturamento reduzido dos custos e despesas ocorridos em determinado período. O lucro (também chamado de dividendo) será devido ao proprietário (ou sócio) na proporção de sua participação no Capital Social da empresa, de acordo com as definições de distribuição que constarem no Contrato ou Estatuto Social, ou àquilo que for definido em reunião após apresentação dos resultados que a empresa apurar.

Além do lucro há a Retirada Pró Labore, esta tem caráter de "salário", inclusive é tributada de forma semelhante, corresponde à remuneração da mão de obra do proprietário ou sócio que efetivamente exerce atividade laboral na empresa, é semelhante ao salário pago à um funcionário. Definir o valor de pro labore é semelhante à definição de uma remuneração para um funcionário (análise de competências, média salarial da região para o cargo, requisitos comportamentais, experiências, etc).

PRO-LABORE

A falta de conhecimento ou a não aplicação destes conceitos podem ocasionar em falhas de gestão como:

Definição de remuneração ao sócio maior do que a capacidade de pagamento da empresa

Distribuição de lucros maior que o lucro efetivamente gerado

Aumentos desnecessários em encargos sociais 

Valores de pró labores que não correspondem à realidade do cargo

Expectativas frustradas de sócios em relação às suas remunerações

Entre outras

Senior BS Informa

Cadastre-se para receba novidades, notícias, informações e diversos materiais de apoio para a área corporativa.